quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O que torna um empregado feliz?

A diretoria da Yast, empresa de software de produtividade da Noruega, permitiu minha tradução e divulgação da nova versão no Brasil da pesquisa "O que torna um funcionário feliz?". 

É um assunto muito importante e que diz respeito a toda a sociedade - tanto funcionários, quanto gestores e empresários, principalmente gerentes de RH e pesquisadores na área de gestão de pessoas. Aproveitem para compartilhar com os amigos nas redes sociais!



Fonte: Yast

domingo, 4 de agosto de 2013

Felicidade e sucesso no ambiente de trabalho

Recentemente a revista "Exame" publicou uma matéria excelente sobre frases para enfrentar momentos de crise. Leitura muito bem vinda, principalmente nos dias de hoje em que vigora uma espécie de ditadura da felicidade, do acerto e do sucesso. Ao ler essas frases fiquei refletindo sobre como os conceitos de felicidade e sucesso variam dependendo da cultura e dos valores de cada um. O cuidado que devemos ter é para não perseguir o sucesso e a felicidade de acordo com o significado que eles têm para outras pessoas e não para nós mesmos. Portanto, é muito importante refletir sobre as questões abaixo.

- O que é sucesso para você?
Talvez seja ser o homem mais rico do mundo, ou talvez, como Madre Teresa de Calcutá, seja acolher os mais necessitados. Tanto o homem mais rico do mundo, com todo o seu dinheiro, quanto Madre Teresa, com sua vida simples, atingiram o sucesso. E aqui, mais um lembrete, ter sucesso não significa necessariamente ser famoso, mas sim cumprir com aquela que você acredita ser a sua missão. E incluo em "missão" todos os conceitos da ética e da moral. Afinal, de nada adianta conseguir uma excelente posição social/emprego/relacionamento se for à custa de mentiras, trapaças e de "passar por cima" dos seus sentimentos e, pior ainda, dos sentimentos das outras pessoas. Arriscaria dizer que sucesso é ser você mesmo e poder dormir com a consciência tranquila. Quantas pessoas podem se dar a esse luxo?

- O que é felicidade para você?
Há pessoas que são tidas como bem sucedidas aos olhos da sociedade, mas que, no entanto, não são felizes. Um dos problemas para atingir a felicidade é quando a colocamos no final de um caminho e não no caminho em si. Aposto que todos já ouviram expressões do tipo:
- Se ele gostasse de mim eu seria feliz
- Se eu tivesse o emprego dele eu seria feliz
- Se eu ganhasse na loteria eu seria feliz

Além de correr o risco de nunca ser feliz (principalmente se você acha que só será feliz se ganhar na loteria), quando projetamos a nossa felicidade em pessoas ou bens, perdemos a oportunidade de tentar ser feliz hoje, aqui e agora, com o que temos e com as pessoas que nos cercam. 

Outro problema é tentar ser feliz vivendo uma mentira. É o caso de quem casou sem amor e finge ser feliz no casamento; de quem escolheu seguir a profissão do pai (apesar de detestá-la) e finge que é feliz no trabalho; de quem está vendo uma estratégia antiga não ser mais viável para a empresa, mas finge que está tudo bem e que nada precisa ser alterado.

A felicidade é um assunto tão importante nas empresas que já se sabe que colaboradores felizes têm melhor desempenho e qual a relação (matriz) entre performance e felicidade no ambiente de trabalho (elucidada neste estudo do Kerns). Sem dúvida, um tema muito interessante e que deveria ser mais debatido, tanto dentro quando fora do ambiente de trabalho.

E para você, o que é ser feliz no ambiente de trabalho?