quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ação publicitária provoca tragédia no México

A ação, de uma marca de bebidas alemã, consistia em organizar uma festa para jovens na cidade de Leon (México) e, durante a festa, jogar barris de nitrogênio líquido em uma piscina para causar efeito de névoa e remeter aos drinks preparados com a bebida e nitrogênio líquido.

Os resultados? 8 jovens hospitalizados, sendo que 1 em coma. Uma empresa que, muito provavelmente, sofrerá alguns processos judiciais, além de ter em seu histórico esse triste episódio de marketing fail para sempre, e consequentemente, a imagem da marca afetada negativamente. Confira no vídeo abaixo:









Moral da história: 
Para mim é óbvio que, antes de criar qualquer ação envolvendo pessoas e componentes químicos perigosos, o mais sensato é conversar com profissionais especializados no assunto. Com certeza o custo é muito menor que o de lidar com as consequências desastrosas de uma possível tragédia. Em segundo lugar, sabendo que uma jovem perdeu o estômago após ingerir um drink da bebida em questão misturada com nitrogênio, eu evitaria fazer qualquer menção ao nitrogênio. E outra, se a empresa quisesse um efeito estético similar ao do nitrogênio (efeito de névoa), por que não utilizar gelo seco? Novamente, especialistas precisariam ser ouvidos antes da implementação da ação. 

Sugestão: 
Cobrir a piscina com uma espuma comestível ou algo com efeito similar com gosto e cor da bebida a ser divulgada. Mesmo que a duração fosse menor (só o suficiente para uma filmagem da ação), o custo seria muito mais baixo e o efeito estético, o mesmo. Além de poder divertir, e não ferir, os participantes. 

Fonte da notícia:
http://www.businessinsider.com/jgermeister-pool-party-in-mexico-turns-poisonous-2013-6

0 comentários :

Postar um comentário